junho 02, 2004

Discurso na secção de perdidos e achados

Perdi umas quantas deusas a caminho do sul para o norte
e muitos deuses a caminho do oriente para o ocidente
Apagaram-se-me de vez algumas estrelas, abra-se-lhes o céu!
Afundaram-se-me uma ilha, outra ilha.
Não sei bem onde deixei as minhas garras,
quem veste o meu pêlo, quem mora na minha carapaça.
Morreram-se-me os irmãos quando rastejava da água para a terra
e só um ossinho festeja em mim aniversário.
Pulava para fora da pele, não poupava vértebras nem pernas,
inúmeras vezes perdia os sentidos.
Há muito fechei a tudo isto o terceiro olho,
abri disso barbatana, encolhi os galhos.

Sumiu-se, perdeu-se, o vento levou.
Eu própria me admiro, quão pouco de mim restou
do género por enquanto humano, pessoa singular
que ontem no eléctrico um guarda chuva deixou ficar.

Wislawa Szymborska
in Wszelki wypadek (Em todo o caso, 1972)
Cavalo de Ferro, 2004