junho 16, 2004

O ritual da escrita

Tenho um caderno para o romance, de capa preta, dezenas de páginas impressas com linhas na horizontal. Tenho as canetas, a mesa, a tábua de madeira para colocar sobre os joelhos. Tenho um exemplar do dicionário mais recente, uma gramática e um marcador grosso para as correcções, preto também. Acho que não me falta nada. Vou começar por escrever em folhas brancas, soltas, mas numeradas, depois corrigir e passar a limpo no tal caderno de capa preta e corrigir de novo. Espero com isto conseguir um texto tão limpo quanto possível.
Gostava que a capa fosse o quadro dos girassóis de Van Gogh, simplesmente por ser o mais pefeito de todos, a contrastar com o romance. Quero-o com falhas, com erros, de texto limpo, mas com possibilidade de ser melhorado. Dentro em breve penso ter condições de iniciar o trabalho, agora só me resta escolher sobre o que escrever.