julho 21, 2004

O lado esquerdo

Devo ser canhoto, ou esquerdino. Gosto, como diz o outro, de me deitar sobre o lado esquerdo do coração. Uso a 'parte' direita do meu corpo para quase tudo. Abraço quem comigo andar na rua com o braço esquerdo, para deixar o direito livre em caso de necessidade (uma forma de pretecção, dizem, que provem do nosso lado mais animal). Escrevo com a mão direita, no teclado com as duas. Aponto, bato,aperto, marco o código do multibanco com os dedos da mão direita.
Sempre me surpreende esta capacidade (será?) de chutar com o pé esquerdo, levar a colher à boca com a mão esquerda, segurar o ciagrro entre o indicador e o polegar da mão esquerda. E porque a maioria de nós não é canhoto, temos a sensação de que algo errado se passa. Será o cérebro que é diferente ou funicona só de maneira diferente. E será que há diferenças entre 'nós' ou somos mesmo todos iguais?
Por vezes tenho a sensação de que faço tudo torto. Será esse o meu lado esquerdo?