julho 20, 2004

Volta a Portugal em bicicleta



Começa dia 29 de Julho, nas Termas de Monfortinho, e termina a 8 de Agosto, em Sintra, a 66ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta.
A subida à Torre, dia 6 de Agosto, parte do Fundão, passa por Unhais da Serra, Alvoco da Serra, Loriga, São Romão, Sabugueiro e Manteigas. Deixa 'ao lado' a 'tradicional' subida pela Covilhã, as curvas do Sanatório, dos Carqueijais e as Penhas da Saúde, indo apanhar a 'estrada da Torre' apenas nos Piornos. Mas quem conhece a zona sabe que a estrada Manteigas - Piornos é das mais dificeis, e das mais bonitas também. Recordo o contra-relógio individual da edição de 2001, que com apenas 22,5 km de extensão, arrasou com as esperanças de vitória dos menos avisados.
A edição da volta deste ano é mais curta do que o habitual e tem alguns traçados 'alternativos' interessantes. Para acompanhar na estrada, de boné, banquinho desdobrável, bandeira portuguesa e garrafão de 5 litros do branco (fresquinho dentro da geleira). De preferência viajar de roulote, própria, emprestada ou alugada, tanto faz.