A
Catarina ensinou-me
como fazer a torrada perfeita
Uma fórmula para fazer a "torrada perfeita". Foi o que desenvolveram cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, a pedido de uma marca de manteiga. Numa equação matemática, os investigadores explicam os segredos de um opíparo pedaço de pão com manteiga torrado.
A equação demorou três meses a ser desenvolvida e a sua investigação custou cerca de dez mil libras.
De acordo com a pesquisa, os "amantes" de uma boa torrada gostam de sentir pedaços de manteiga derretida sobre o pão, a fim de refinar a textura e o sabor. Os investigadores quiseram saber como é que as propriedades da manteiga derretida afectam o sabor da torrada.
Antes de mais, descobriram, a manteiga deverá ser aplicada a uma temperatura de 5ºC.
O que representa a equação:
H: espessura
Cp: calor específico
P: densidade
T: temperatura inicial da torrada
W: peso
a:torrada
b: manteiga
Para quem tem dificuldades em traduzir as fórmulas matemáticas mas, ainda assim, teima em saber fazer a "torrada perfeita", Bronek Wedzicha, professor na Universidade de Leeds, explica os seus termos práticos:
"Para criar várias partes de manteiga, que as pessoas dizem preferir, o pão tem de ser aquecido pelo menos a 120ºC e a manteiga deve ser usada directamente do frigorífico, aplicada irregularmente durante dois minutos, a partir do momento em que o pão saiu da torradeira. A quantidade de manteiga deve ser 1/17 da espessura do pão".