dezembro 23, 2003

Balanço

As torradas estiveram fechadas para inventário e vão continuar encerradas para balanço até 05 de Janeiro de 2004.
Boas festas para todos.

dezembro 11, 2003

"Objectos de estimação"

Não tenho uma pedra de fazer aneis nem um anel de lata torto no polegar e muito menos uma pedrinha de lapis lazuli no bolso.

A única coisa que guardo, na carteira, é um papel já velho, escrito a lápis, com um poema de Eugénio de Andrade:

Despertar

É um pássaro, é uma rosa
é o mar que me acorda?
Pássaro ou rosa ou mar,
tudo é ardor, tudo é amor.
Acordar é ser rosa na rosa,
canto na ave, água no mar.

dezembro 05, 2003

Joseph Brodsky


Lido na Janela Indiscreta. Obrigado Cristina.

Ao pôr do sol todas as cidades são maravilhosas, mas algumas são-no mais do que outras. Os relevos fazem-se mais brandos, as colunas mais redondas, os capitéis mais encaracolados, as cornijas mais resolutas, as flechas das torres mais nítidas, os nichos mais fundos, os discípulos mais bem togados, mais aéreos os anjos. Escurece nas ruas, mas continua a ser dia na Fondamenta e nesse gigantesco espelho líquido onde os barcos a motor, os vaporetti, as gôndolas, os batéis e as barcaças «como sapatos velhos em desordem» pisam diligentemente fachadas góticas e barrocas, não poupando também o nosso reflexo nem o da nuvem que passa. «Pinta», segreda-nos a luz de Inverno, detida no seu curso pela parede de tijolo de um hospital ou chegando ao destino, o paraíso do frontone de San Zaccaria, depois da sua longa travessia através do cosmos. E sentimos a fadiga dessa luz, que fica ainda a repousar, durante pouco mais de uma hora, nas conchas de mármore de San Zaccaria, enquanto a Terra oferece a sua outra face à luminária. Esta é a luz de Inverno no auge da sua pureza. Não traz consigo calor nem energia, tendo-os deixado pelo caminho algures no universo, ou nos cúmulos mais próximos. A única ambição das suas partículas é alcançar um objecto e, grande ou pequeno, torná-lo visível. É uma luz íntima, a luz de Giorgione ou Bellini, e não a de Tiepolo ou Tintoretto. E a cidade demora-se nela, saboreando o seu afago, a carícia do infinito de onde veio a luz. Um objecto é, afinal, aquilo que torna íntimo o infinito.

Joseph Brodsky, “A Marca de água” D. Quixote

Janeiro


O frio é tanto que dói, é cinzento
e chove por dentro destes buracos
no peito, por dentro da terra que
não absorve a água. Na noite
os olhos cegam, as estrelas
não se conhecem, nem o vento
e das manhãs pouco mais resta
que o acordar. Não vamos começar
com o calor da festa , nem o cumprir
de promessas, mas a gélida certeza
de que se começou, a bela dúvida
do que se vai começar.

dezembro 04, 2003

A Torrada Perfeita


A Catarina ensinou-me como fazer a torrada perfeita



Uma fórmula para fazer a "torrada perfeita". Foi o que desenvolveram cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, a pedido de uma marca de manteiga. Numa equação matemática, os investigadores explicam os segredos de um opíparo pedaço de pão com manteiga torrado.

A equação demorou três meses a ser desenvolvida e a sua investigação custou cerca de dez mil libras.

De acordo com a pesquisa, os "amantes" de uma boa torrada gostam de sentir pedaços de manteiga derretida sobre o pão, a fim de refinar a textura e o sabor. Os investigadores quiseram saber como é que as propriedades da manteiga derretida afectam o sabor da torrada.

Antes de mais, descobriram, a manteiga deverá ser aplicada a uma temperatura de 5ºC.

O que representa a equação:

H: espessura
Cp: calor específico
P: densidade
T: temperatura inicial da torrada
W: peso
a:torrada
b: manteiga

Para quem tem dificuldades em traduzir as fórmulas matemáticas mas, ainda assim, teima em saber fazer a "torrada perfeita", Bronek Wedzicha, professor na Universidade de Leeds, explica os seus termos práticos:

"Para criar várias partes de manteiga, que as pessoas dizem preferir, o pão tem de ser aquecido pelo menos a 120ºC e a manteiga deve ser usada directamente do frigorífico, aplicada irregularmente durante dois minutos, a partir do momento em que o pão saiu da torradeira. A quantidade de manteiga deve ser 1/17 da espessura do pão".